TJPR promove visitas guiadas ao Memorial de Direitos Humanos e outros espaços da sede do Poder Judiciário paranaense
TJPR promove visitas guiadas ao Memorial de Direitos Humanos e outros espaços da sede do Poder Judiciário paranaense
![Legenda](https://www.tjpr.jus.br/documents/18319/106403802/Capa+Site+-+Memorial+Direitos+Humanos+TJPR.png/c4e8b26f-ac30-14db-da71-c0f150d2bed4?version=1.0&t=1738352416693&imageThumbnail=3)
TJPR PROMOVE VISITAS GUIADAS AO MEMORIAL DE DIREITOS HUMANOS E OUTROS ESPAÇOS DA SEDE DO PODER JUDICIÁRIO PARANAENSE
O Museu da Justiça Paranaense, a Biblioteca Desembargador Hugo Simas e outras dependências estão abertas ao público
O Judiciário paranaense está aberto à visitação para todo o público. A partir de fevereiro, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promove visitas guiadas às dependências da instituição que incluem o recém-inaugurado Memorial de Direitos Humanos, o Museu da Justiça Paranaense, a Biblioteca Desembargador Hugo Simas e outros espaços da sede do Poder Judiciário estadual. As visitas são guiadas por servidores responsáveis pelo gerenciamento das dependências históricas do TJPR.
Além das visitas guiadas, o TJPR também promove o Rolê Cívico, projeto direcionado a grupos de estudantes desde o ensino fundamental até o ensino superior, tanto de instituições públicas como privadas. O Rolê consiste na visita dos Três Poderes, incluindo não só o Palácio da Justiça, mas também a Assembleia Legislativa e o Palácio do Governo.
As visitas guiadas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, mediante agendamento prévio por meio do e-mail: museudajustica@tjpr.jus.br ou pelo telefone: (41) 3200-3614.
Memorial de Direitos Humanos
Inaugurado em janeiro de 2025, o Memorial de Direitos Humanos da Corte paranaense é localizado no Prédio Anexo ao Palácio da Justiça, em Curitiba. Por meio da arquitetura técnica e recursos audiovisuais, que celebram a Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948, o Memorial é dedicado à reflexão e à memória dos direitos humanos. Além de recordar as conquistas do passado, o espaço também busca engajar e motivar as futuras gerações na construção de um mundo mais justo e igualitário.
O espaço multifuncional também será utilizado para sediar seminários, workshops e outras atividades do Tribunal relativas ao tema.
Museu da Justiça Paranaense
O Museu da Justiça foi inaugurado em 1974, sendo o primeiro museu do gênero no Brasil, dedicado à preservação da memória judiciária-forense do Paraná. Em comemoração aos 40 anos de sua criação, o museu passou por uma grande reforma e foi reinaugurado em 2022. Atualmente, é localizado Prédio Anexo ao Palácio da Justiça, em Curitiba.
Sua Exposição Permanente apresenta 197 itens históricos, como mobiliário, documentação, objetos de uso pessoal de magistrados, objetos e equipamentos de uso institucional, uma réplica de Tribunal do Júri, bem como a Linha do Tempo do TJPR.
Biblioteca Desembargador Hugo Simas
Com 70 anos de história, a biblioteca do TJPR surgiu nos anos 50, quando o TJPR ainda funcionava no Palácio Garibaldi. Em 1962, com a mudança para o Centro Cívico, foi instalada na sobreloja do Palácio da Justiça e recebeu o nome de Sala Hugo Simas.
Hoje, localizada na entrada do Palácio da Justiça, possui um acervo de mais de 30 mil exemplares, incluindo obras de Direito, Filosofia, Sociologia, biografias e uma coleção de raridades, com livros de quase 200 anos. Parte do acervo é oriunda de doações de diversos magistrados e de seus familiares.